Construção do Plano Diocesano de Pastoral e Visitas Pastorais serão reprogramadas após a retomada dos encontros coletivos

Construção do Plano Diocesano de Pastoral e Visitas Pastorais serão reprogramadas após a retomada dos encontros coletivos

Em uma live realizada na noite desta terça-feira (26), o bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez e o coordenador diocesano de pastoral, padre Tiago William Souza falaram sobre a execução do Plano Diocesano de Pastoral e as Visitas Pastorais previstas para o primeiro semestre deste ano. A live completa está disponível no Facebook, basta acessar: www.facebook.com/diocesedejoacaba

Conforme Dom Mário, a construção do Plano Diocesano de Pastoral é uma missão de todos e a participação das comunidades é fundamental. “A parceria das nossas paróquias estava sendo fundamental nesta preparação das diretrizes para a Ação Evangelizadora da nossa Diocese para os próximos anos. Havíamos iniciado uma pesquisa, mas em virtude da orientação para o isolamento social, precisamos redimensionar a dinâmica para uma estratégia que acontecerá em um período posterior”, explicou.

Na oportunidade, Padre Tiago detalhou a essência do Plano Diocesano de Pastoral de acordo com a proposta de construção coletiva. “Dentro das quatro dimensões previstas pela CNBB e pelo Regional SUL IV, nosso Plano Diocesano de Pastoral está estruturado na mistagogia da casa por meio de seus quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Neste sentido, nos primeiros meses deste ano iniciamos um trabalho de audição das demandas de todas as nossas comunidades por meio do preenchimento de um questionário com o propósito de uma construção coletiva do nosso Plano Diocesano”, comentou.  

Conforme Padre Tiago, em virtude das orientações para o isolamento social, os encontros estão suspensos ficando inviável a coleta das sugestões das comunidades. De acordo com o sacerdote, os trabalhos serão retomados em momento oportuno e um Plano Diocesano Emergencial será desenvolvido para a superação da pandemia do Coronavírus. “No dia 17 de março, quando houve a publicação do decreto estadual orientando a suspensão dos encontros religiosos, estávamos em reunião na Área Pastoral de Irani. Porém, não conseguimos chegar de forma adequada em todas as comunidades. Em virtude disso, preferimos, em decisão consensual entre a Coordenação Diocesana de Pastoral, o Bispo Diocesano e os coordenadores das áreas pastorais em manter a construção do Plano Diocesano para um momento oportuno, logo após a retomada definitiva dos encontros”. Padre Tiago comentou ainda que a Diocese está trabalhando em um Plano de Pastoral Emergencial para este período. 

Dom Mário e Padre Tiago reforçaram que este é um momento de compreensão de todos e que o Plano Diocesano de Pastoral é uma das prerrogativas da Diocese de Joaçaba para os próximos meses. 

Visitas Pastorais estão adiadas

Na mesma iniciativa de estar cada vez mais próximo das pessoas dentro da celebração dos seus 45 anos de criação, a Diocese de Joaçaba, sob a prerrogativa de seu bispo e da coordenação diocesana de Pastoral, tinha planejado uma nova rodada de visitas pastorais nas 25 paróquias que compõem a área de jurisdição diocesana. 

Conforme Dom Mário e Padre Tiago, a proposta para esta nova edição das visitas estava em um grande encontro de lideranças em cada Paróquia para celebrar o Evangelho por meio da partilha da palavra na alegria da união entre todos.

Neste primeiro momento, 12 paróquias estavam no Cronograma, mas todas os encontros foram temporariamente suspensos. Conforme Padre Tiago, “uma nova agenda será programada após a superação da pandemia do Coronavírus mediante a retomada definitiva das atividades presenciais”, explicou.

 “Pedimos a compreensão de todos neste momento e reforçamos que a Diocese de Joaçaba está mobilizada em todos os sentidos no cuidado com a vida e buscando alternativas para a retomada das atividades no momento adequado e sob a orientação dos órgãos de vigilância sanitária”, finalizou Dom Mário. 

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo